segunda-feira, 4 de março de 2013

Via-Sacra

"Nós Vos adoramos, Senhor Jesus e Vos bendizemos.

Porque pela Vossa santa cruz remistes o mundo."
A devoção da Via Sacra consiste na oração mental de acompanhar o Senhor Jesus em seus sofrimentos conhecidos como a paixão de Nosso Senhor, a partir do Tribunal de Pilatos até o Monte Calvário.
Esta maneira de meditar teve origem no tempo das Cruzadas (século X). Os fiéis que peregrinavam na Terra Santa e visitavam os lugares sagrados da Paixão de Jesus, continuaram recordando os passos da Via Dolorosa de Jerusalém. Em suas pátrias, compartilharam esta devoção à Paixão. O número de 14 estações fixou-se no século XVI. (Fonte:Catequisar)
Há muitas meditações da Via Sacra e normalmente é rezada as Quartas-feiras e Sextas-feiras no período da Quaresma

No texto da Campanha da Fraternidade 2013, destaco a meditação feita na 6ª estação quando Verônica enxuga o rosto de Jesus:
" Conforme a tradição da Igreja, a Verônica é reconhecida como a mulher que enxuga o rosto de Cristo. Pode-se dizer que os nossos jovens não só enxugam o rosto de Cristo, mas ajudam a manifestar o rosto de Jesus ao mundo. Por isso, a Igreja não cansa de dizer que os jovens são importantes e que conta com eles para a tarefa de anunciar a Boa Nova ao mundo. Uma Igreja sem jovens  é uma Igreja desfigurada."

É preciso ser rosto de Jesus.
Que possamos nessa Quaresma evidenciar ainda mais o Cristo que existe em nós.

Que Deus nos abençoe.









Nenhum comentário:

Postar um comentário