terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Quaresma. E agora não posso comer carne???

Estamos na Quaresma período em que muitos fazem penitências para se preparar pra Morte e Ressurreição de Jesus.E entre elas está o Jejum. Algumas pessoas se abstém de carne assim como manda o 4º Mandamento da Igreja,(Jejuar e abster-se de carne, conforme manda a Santa Mãe Igreja.) no Dia de Cinzas e na Sexta-feira santa e outras escolhem outras formas de sacrifício.

 Mas qual o fundamento do Jejum na Quaresma?? Como fazê-lo??

 Mas o que significa jejuar na Quaresma?


 
"O jejum no tempo quaresmal também expressa nossa solidariedade a Cristo, preso, torturado, flagelado, coroado de espinhos, condenados à morte, crucificado e morto.
Ao jejuar, o cristão deve concentrar-se não somente na abstenção de alimentos ou de bebidas como também no significado mais profundo dessa prática. O alimento e as bebidas são indispensáveis para o homem viver, disso se serve e deve servir-se, mas não lhe é lícito abusar seja da forma que for. O jejum tem como finalidade nos levar a um equilíbrio necessário e ao desprendimento daquilo que podemos chamar de “atitude consumista”, característica da nossa civilização. 
É preciso entender que a renúncia às sensações, aos estímulos, aos prazeres e ainda ao alimento ou às bebidas, não é um fim em si mesmo, mas apenas um “meio” a fim de preparar o caminho para conquistas mais profundas. A renúncia do alimento deve servir para criar condições para a vivência dos valores transcendentais. Por isso, essa prática espiritual não pode ser algo triste, enfadonho, mas uma atividade feliz e libertadora." 
(Fonte: Canção Nova)


  Tipos de Jejum




Imagens: CançãoNova


Espero que tenha ajudado. Uma santa quaresma à todos!

2 comentários:

  1. Parabéns amiga!!!
    Tá lindo o blog!
    Amei!
    Deus abençoe!
    Beijinhos *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Amiga, fico feliz que tenha gostado.
      Amém!!Beijos

      Excluir